Antena Encurtada para faixa de 80 Metros

Esta antena abaixo descrita tem a vantagem de ocupar pouco espaço em relação a um dipolo 1/4.

Para a confecção desta antena você irá necessitar dos seguintes materiais:

  • Tubo PVC 40mm
  • Fio 2 mm ou 14AWG
  • Isoladores

A montagem pode ser feita de varias formas, desde a mais simples em fazer as bobinas no PVC e partir dele com as pernas da antena ou usar um T interligando as bobinas, tampões nas pontas para fixar as pernas, mas o desenho esta da forma mais simplificada possível.

Cada “perna” da antena possui um comprimento de 8 metros de extensão. Na parte central da antena temos 2 bobinas conforme o desenho abaixo que tem um afastamento de 5 centímetros para cada lado do isolador central.

As bobinas são construídas com base de PVC de 40mm, contando com 52 espiras em cada. Fio utilizado é de 2 mm ou 14 AWG plastificado, fio rígido de instalação elétrica.

Acima uma imagem mais detalhada da parte central da antena.

O termino de cada bobina na parte central fica aberto, sem ligação, note que há um fio indicado por “*” que liga o cabo coaxial de descida a bobina. Este fio é utilizado em cada lado para ajuste da ROE, tendo que fazer alguns TAP´s nas bobinas para este ajuste.

Com ajuda de um medidor de ROE você ajusta para que a mesma fique com melhor rendimento na frequência desejada. Após este ajuste o excedente de espiras até pode ser removido. A fixação central com espaço de 5 cm pode ser utilizado algum fio isolante, corda.

Cabo coaxial de descida pode ser utilizado cabo de 75 ohms devido a forma de construção desta antena.

Na construção que fiz, usei uma conexão T de 40 mm na parte central, para cada lado do T colei o cano de PVC onde enrolei as 52 espiras. Nas pontas, coloquei um tampão que saiu bem no centro as “pernas” de 8 metros para ambos os lados. Na outra abertura do T coloquei um tampão onde prendi um conector UHF para conectar o cabo coaxial.

Deixe uma resposta